Por: Edmilson Batista
Possui graduação (UFS,1992), mestrado (PUC/SP, 2001) e doutorado (PUC/SP, 2009) em Serviço Social. É professora da Universidade Federal de Sergipe, em nível de graduação e pós-graduação e avaliadora ad hoc do INEP. Desenvolve pesquisas sobre condições de trabalho de assistentes sociais, Arte e Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social e Política Social, com publicações em eventos científicos, periódicos e livros. Ex-conselheira do Conselho Regional de Serviço Social de Sergipe - 18 Região, em três gestões: Conselheira Presidente (2011-2014), Presidente do Conselho Fiscal (1996-1998) e 2 Secretária (1993-1996). Foi conselheira do Conselho Municipal de Assistência Social de Aracaju (1997-1998; 2010-2012), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju (2010-2012), do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju (2012-2014) e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Aracaju (2016-2018; 2018-2020). Representa UFS no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (2022-2024) e na Câmara Técnica Estadual de Gestão e Monitoramento do Pacto pelo Enfrentamento da Violência contra a Mulher (desde 2021). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFS (desde 2019). Compõe a Coordenação do GTP Serviço Social: fundamentos, formação e trabalho profissional da ABEPSS (2023-2024). É Coordenadora de Graduação da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social - Regional Nordeste (2023-2024). Coordena a Rede de Pesquisa sobre o Trabalho de Assistente Sociais (RETAS) desde 2023. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase na docência desde 1994, em instituições privada (1994-2009) e pública (desde 2009
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER) da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), pós-graduada em Educação do Campo (UFS), graduada em Psicologia (UFS) e em Administração (Estácio/FASE). Possui curso de Formação de Professores para a Educação Infantil e Anos Iniciais (IERB). Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Laranjeiras - SE. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação (GEPIADDE/UFS). Tem interesse nos seguintes temas: Representação da pessoa negra nos meios de comunicação e na propaganda. Literaturas e infância. Representação da criança negra e da mulher negra na propaganda, na imprensa, na literatura. Propaganda, identidade e educação. Educação Escolar Quilombola.
Doutor em Educação (Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - FE/UNICAMP). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (Universidade Federal de Sergipe/UFS) - 2013. Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Estudos Sociais Aplicados de Aracaju - Pio Décimo (1988) e pós-graduação (Lato Sensu) em: Planejamento Educacional (2001), Língua Portuguesa (2002), em Educação e Gestão Administrativa (2006), em Tecnologia em Educação (2010). Atualmente é pedagogo (desde 1998) e professor (desde 2006) da Secretaria de Estado da Educação do Estado (Sergipe). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação - GEPIADDE (Universidade Federal de Sergipe - UFS) e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/UFS). Membro do do Grupo de Pesquisas em Educação, Linguagem e Práticas Culturais (Grupo Phala/UNICAMP). Coordenou a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) de 2007 a 2009. Atuou como professor convidado em cursos de pós-graduação da Faculdade Pio Décimo, lecionando as disciplinas Desenvolvimento de Projetos I, Desenvolvimento de Projetos II, Desenvolvimento de Projetos III, Planejamento Escolar e Construção do Projeto Pedagógico da Escola, e Prática Docente e Avaliação da Aprendizagem. É autor de três livros: "Aprendizagem e Ensino de Matemática: Múltiplos Olhares em Diferentes Espaços", "Leituras Sobre Currículo: Protagonismo Docente da e na Educação Básica" e "Colégio Estadual John Kennedy: 50 anos". Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Pedagógica, Projeto Político-Pedagógico, Avaliação, Relações Étnico-raciais, Educação Escolar Quilombola e Identidade.
Maria Batista Lima é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (1989), mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2001) e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio (2006). É Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no Departamento de Educação do Campus Itabaiana e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIMA). Líder e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Desigualdades e Diferenças na Educação(GEPIADDE/UFS/CNPq), membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas(NEABI/UFS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Educação das Relações Étnico-raciais (ERER), Educação Quilombola e Educação Escolar Quilombola (EEQ); Diversidade cultural, interculturalidade e decolonialidade no ensino e na formação docente; Currículo, Didática, Formação docente e Práticas de Ensino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental; Ensino e aprendizagem de Matemática e Ciências na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na formação docente, especialmente na perspectiva da Etnomatemática e da Etnociências; Interseccionalidade Gênero, raça e Educação; Literatura infantojuvenil e ERER.