Por: Robson Anselmo
O Curso oferecido pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), em parceria com a Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH) e apoio do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos da Universidade de Brasília (NEP/UNB) e do Departamento de Filosofia del Derecho - Universidad de Sevilla, conta com estrutura institucional da Escola Popular de Direitos Humanos do MNDH para ser realizado na modalidade presencial remoto síncrono. O Curso é gratuito!
Baseado na ideologia que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” o Curso faz alusão as comemorações do centenário de Paulo Freire, reconhecido na legislação vigente como patrono da educação brasileira.
A aula inaugural “Direitos Humanos na Perspectiva Crítica” marcada para o dia 25 de agosto, às 15 horas, terá como interlocutor o Prof. Dr. David Sanchéz Rubio, Departamento de Filosofia del Derecho - Universidad de Sevilla (Espanha), autor de artigos e livros sobre teoria crítica de direitos humanos, democracia, educação para a cidadania e pensamento de libertação na América Latina. Cada uma das temáticas será trabalhada com contribuição de pessoas com experiência nos temas do Curso.
OBJETIVOS:
Geral
Empoderar e atualizar criticamente dos/as sujeitos/as de direitos humanos no Brasil através da formação crítica em educação popular no centenário de nascimento de Paulo Freire.
Específicos
1. Contextualizar a compreensão dos direitos humanos no Brasil em perspectiva crítica;
2. Compreender as possibilidades de concepções de direitos humanos em disputa;
3. Apresentar estratégias de exigibilidade dos direitos humanos como prática popular.
PÚBLICO: Lideranças de movimentos e organizações populares, estudantes, pesquisadores/as, militantes de organizações de direitos humanos e pessoas interessadas na temática do curso. Escolhidos mediante inscrição e a apresentação de memorando de interesse. Máximo 150 participantes.
CARGA HORÁRIA: Total: 30 horas, sendo 20 horas aula presencial remoto síncrono e 10 horas de atividades complementares.
HORÁRIOS DAS AULAS: Quartas-feiras, das 19 às 21 horas (no período de 25 de agosto à 27 e outubro. (Exceto a aula inaugural que será 25 de agosto às 15 horas de Brasília)