Blog

Cursos

OFICINA ESTADUAL DE FORMAÇÃO PARA PROTEÇÃO POPULAR DE DEFENSORAS E DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS

Por: Robson Anselmo

A Oficina Estadual Presencial Proteção Popular de Defensores/as de Direitos Humanos, aqui traduzidos em ativistas, militantes e lideranças dos movimentos sociais, é uma realização do Projeto Sementes de Proteção de Defensores/as de Direitos Humanos em conjunto com o Projeto Defendendo Vidas e Garantindo Direitos Expropriados. Está sendo desenvolvida com a liderança do Instituto Braços, Centro Dom José Brandão de Castro e Pastoral Carcerária, organizações que compõem a coordenação colegiada do Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe, com a parceria dos movimentos sociais que participaram e prontificaram participar deste processo de construção coletiva do conhecimento e intercâmbio de experiência.

O Projeto Sementes da Proteção teve início em janeiro de 2021, quando nesse ano a totalidade das atividades foram não presenciais, respeitando as orientações das autoridades sanitárias e, neste ano, desenvolverá um conjunto de atividades presenciais, sendo esta Oficina estadual a primeira delas.

A implementação do Projeto Sementes da Proteção e a execução de suas atividades ocorrem num contexto imensamente desafiador aos homens e mulheres que empenham sua vida na luta nos diferentes espaços de denúncia, reivindicação, proposição e busca da superação das desigualdades, das injustiças, da mercantilização da fé e do descarte de vidas. Vivemos tempos sombrios em que o véu do autoritarismo ameaça à liberdade e obscurece o estado democrático de direito.

A Oficina Estadual de Formação para Proteção Popular de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, fundamenta-se nos pressupostos de Paulo Freire, cujos pilares são as experiências dos sujeitos em coletividades. Assim, reuniremos ativistas, militantes e lideranças de distintos segmentos dos movimentos sociais urbanos e rurais, que travam lutas cotidianas, que denunciam as práticas violentas e fazem pressão para que a agenda política reconheça suas pautas.

Acreditamos que os sujeitos que participarem da Oficina Estadual terão ferramentas para constituir uma rede solidária de proteção e auto proteção, assegurando a continuidade da atuação com maior incidência política.

A Oficina Estadul vai acontecer nos dias 07,08 e 09 de julho, no Centro de Treinamento da FETASE, no bairro Rosa Elze, São Cristovão. E vai reunir 40 ativistas, militantes e lideranças dos movimentos sociais, de variados segmentos, do campo e da cidade, como quilombolas, trabalhadoras rurais, mulheres, juventude, LGBTQIA+  e outros.

COMPARTILHAR
"
menu