Blog

Notícias

IDENTIDADE E JUVENTUDE QUILOMBOLA

Por: Robson Anselmo

No último dia 30 de outubro o Instituto Braços iniciou a caravana do Projeto Maleta das Juventudes, desenvolvido em parceria com o Canal Futura e tem por objetivo apoiar a mobilização, organização e a participação dos jovens na luta por direitos e de políticas públicas, conforme estabelece o Estatuto da Juventude.

Na manhã do sábado a equipe da entidade esteve na caomunidade quilombola Terra Dura/Coqueiral, no município de Capela onde foi acolhida pela líder do quilombo, a Agente Comunitária de Saúde, patrícia e duas dezenas de adolescentes e jovens que participaram de uma oficina sobre IDENTIDADE E JUVENTUDDE QUILOMBOLA.

Na oportunidade a equpeapresentou as linhas gerais do Projeto Juventude Quilombola no contexto da pandemia, conhecndo direitos e transformando a realidade , que é desenvolvido em parceria entre o Instituto Braços e a Univsidade Federal de Sergipe, que term como meta geral a elaboração de um plano estadual de políticas para os jovens quilomolas.

Na parte da tarde a equipe foi para a comunidade quilombola Patioba, em Japaratuba, onde foi recepcionada com um farto e saboroso almoço na casa da grande líder, MEL  e o seu esposo.  A equipe também participou da abertura de um curso de uso racional e sustentável da água, que a comunidade desenvolve em parceria com uma emprea privada.

Os jovens também se apropriaram do conteúdo da Maleta das Juventudes e como os materiais nela contidos podem ser trabalhados no cotidiano da organização quilombola com o protagonismo dos jovens.

COMPARTILHAR
"
menu